Perfil da Unidade

SPECIAL AIR SERVICE - SAS

CAMPANHAS

Camboja - 1985-91


Operador do SAS nas Falklands, armado com um Colt Commando.

 | Visão Geral  |  Origem   |  Campanhas  |  Operações   |  Seleção   |  Organização   |  Galeria |


 

Em 1985, uma equipe do SAS (muitos dos operadores eram veteranos das Falklands) foi enviada a Tailândia para treinar grupos de resistência cambojanos que seriam usados para  lutar contra a ocupação vietnamita do seu país, que ocorreu em 1979. Neste ano uma poderosa força do exército vietnamita esmagou as forças do Khmer Vermelho.

Até mesmo para os padrões do Sudeste asiático acostumado durante décadas a ditaduras cruéis a ação do Khmer era terrível. Quase dois milhões de cambojanos foram mortos. A ação do SAS foi realizada segundo o aval da Sra. Thatcher com o objetivo de impedir uma possível e perigosa expansão do comunismo em direção a Tailândia.

Os americanos a principio participaram também desse treinamento, mas depois do escândalo "IranGate", a operação ficou completamente nas mãos britânicas, pois o Congresso americano na queria saber de de ações clandestinas tão perto do Vietnam.

Guerrilheiro do Khmer Vermelho armado com uma versão do fuzil AK-47 e trajendo a seu típica roupa preta.

Em 1991 quando a operação terminou, surgiram acusações por parte de jornalista de que o SAS tinha treinado homens ligados ao Khmer Vermelho que faziam parte do  Khmer People's National Liberation e do Armee Nationale Sihanoukienne-ANS. Na verdade estes grupos compartilhavam pelo menos um objetivo comum com com o Khmer Vermelho: expulsar os vietnamitas. Mas na verdade as três forças eram rivais e lutavam entre si nos últimos 12 anos.

O Objetivo da operação do SAS era fornecer aos cambojanos uma opção de governo não-comunista após a retirada dos vietnamitas na época da sua retirada em setembro de 1989.

O SAS foi acusado de treinar os cambojanos no uso de minas (O Camboja é um dos países que mais sofre com este tipo de armamento). Mas os operadores do SAS disseram que treinaram os cambojanos apenas em treinamento militar básico e táticas de guerra na selva. Na verdade, segundo eles, os cambojanos é que estavam aptos a lhes ensinar alguns truques novos com as minas que recebiam da China.

Os jornalista que acusaram militares britânicos de terem treinado o Khmer Vermelho no uso de minas foram processados e forçados a se retratarem.



Free web templates by Nuvio – Our tip: Webdesign, Webhosting