SPECIAL AIR SERVICE

TROPAS  - AÉREA


Desde a época da Segunda Guerra Mundial os homens do SAS que operavam no deserto do Norte da África treinavam pára-quedismo. Hoje se é exigido que todo membro do SAS tenha o curso básico de pára-quedismo.Esta tropa, como a Tropa de Barco, é distinguida não pela forma como opera, mas como se inseri em território inimigo. 

Os homens que fazem parte desta tropa são treinados em saltos a elevada altitude e abertura a baixa atitude (HALO - High Altitude Low Opening) e saltos a elevada altitude e abertura a alta atitude (HAHO - High Altitude High Opening). Dependendo da altitude o pára-quedista precisará usar tanques de oxigênio.

 1  - HAHO - O salto de altitude sem queda livre só pode ser realizado por pára-quedistas altamente treinados, que conseguem se guiar no ar. Os soldados pulam do avião a alturas de mais de nove mil metros e, ás vezes, antes da fronteira com o país hostil, o que reduz a chance de a operação ser detectada. Nessa altitude, os pára-quedistas precisam de oxigênio e de roupas especiais.
Segundos depois de deixar a aeronave, os soldados abrem os pára-quedas e começam a manobrá-lo em direção ao alvo.
Cada membro da equipe precisa controlar a velocidade e a direção, além da distância para os outros pára-quedistas do grupo e para o alvo. O pára-quedista pode planar  cerca de 30 km até chegar a zona de aterrizagem.

SAS Soldaten beim HALO Sprung. Gut zu sehen ist das sonst für britische Truppen untypische M16

 2  - HALO - Este salto pode não ser tão complicado quanto o salto sem queda livre, mas não é menos perigoso. Os pára-quedistas saltam de pelo menos 11 mil metros de altura e o mais perto possível do alvo. Por causa da altitude, os pára-quedistas também precisam de oxigênio para permanecer conscientes e de roupas especiais contra o frio. Eles caem o máximo possível antes de abrir o pára-quedas, passando pela área coberta pelos radares inimigos. Mas, por causa do risco de perda de consciência, os pára-quedas abrem automaticamente a uma determinada altura. Equipamentos também podem ser transportados dessa maneira. As vezes esse salto é usado para inserções na água 

 3 , neste caso o pára-quedista se desgarra do pára-queda antes deste chegar a água.