Perfil da Unidade

BRIGADA DE OPERAÇÕES ESPECIAIS - Bda Op Esp

Principal |Armas e Equipamentos |Transporte


Transporte


LANCHAS FLUVIAIS

 

Também conhecidas como "voadeiras", são ideais para ataques supressas em operações de guerrilha ou contraguerrilha na região do Pantanal ou da Amazônia. A Bda Op Esp poderia muito bem usá-las em suas missões de "Resistência".

 


Botes Infláveis

São um clássicos das unidades de comandos. Normalmente são usados em missões em que a tropas é infiltrada do mar para a terra, mas também podem ser usados em missões em rios e grandes lagos.


Canoas/caiaques

Extremamente úteis para infiltração, os caiaques de dois lugares, podem ser usados para missões furtivas de reconhecimento de praias, locais próximos a costa ou de rios. Os operadores podem levar no caiaque, em mochilas presas a superfície, uma vasta gama de equipamento, provisões e armamentos.


Motos

 

Idéias para rápidos deslocamentos a serviço de unidades de reconhecimento de longo alcance.

 


AS-365K Pantera - Aviação do Exército

 

É um helicóptero de manobra da Aviação do Exército, servindo como transporte de tropas. Com esta aeronave os homens da Bda Op Esp ganham em mobilidade. O Pantera pode transportar dez comandos plenamente armados (além da tripulação de dois pilotos). O helicóptero pode ser armado como metralhadoras laterais FN Herstal de calibre 7,62mm nas laterais das portas e suprir fogo de apoio a missões especiais como C-SAR.  

O AS-365K Pantera é francês. Este helicóptero é impulsionado por dois motores Arriel de 653 Hp. Pode transportar cerca de 1.600 Kg de carga externa e, em circunstâncias ideais, chega a atingir a velocidade de 324 Km/h. Modernos equipamentos de navegação permitem ao Pantera realizar vôos precisos, inclusive o vôo por instrumentos, praticado em situações de baixa ou nenhuma visibilidade. 


S-70A Black Hawk - Aviação do Exército

É um dos melhores  helicópteros da atualidade. O S-70 foi projetado para operar em qualquer região. Extremamente resistente a impactos de armas de até 23mm, uma exigência dos militares americanos devido as suas experiências com o Bell UH-1 Iroquois na Guerra do Vietnã.

O Black Hawk pode levar quatorze homens totalmente equipados, além da tripulação da aeronave (dois pilotos e um mecânico de vôo). Também pode ser armado com vários tipos de armamentos desde metralhadoras até lança foguetes e mísseis do tipo hellfire. Tem autonomia de cerca de 3 horas, porém usando grande tanques externos pode chegar a cinco horas e meia.

Este helicóptero é impulsionado por dois motores General Electric T700-701C de 1940 Hp cada, que lhe permite atingir a velocidade de até 315 km/h e transportar, no seu gancho, até 4.500 kg. Também é dotado de equipamentos que lhe permitem realizar o vôo por instrumentos e está configurado de maneira a possibilitar o vôo com óculos de visão noturna. Os comandos brasileiros já usaram o Black Hawk em várias missões na região amazônica. 


AS 550 - FENNEC 

Em muitas missões especiais se necessita de um helicóptero pequeno e rápido para infiltrar e exfiltrar equipes das forças especiais. O Fennec, devido a sua alta mobilidade e a capacidade de levar normalmente quatro soldados completamente armados (apesar de tecnicamente poder levar até cinco com um só piloto), é uma das aeronaves ideais para essas missões. 

Os soldados podem ser infiltrados e exfiltrados através de Rapel, Mac Guaire ou Hello Casting. Esses helicópteros seriam ideais para operações rápidas e secretas nos morros cariocas contra traficantes de drogas e armas. Poderiam até mesmo ser camuflados como helicópteros da Polícia. 

O Fennec, como helicóptero de ataque, pode ser armado com com metralhadoras .50 e foguetes SBAT 70, nos quais podem ser usadas ogivas anti-carro e anti-pessoal, dentre outras. Com isso ele pode ser usado com sucesso para prestar fogo de apoio as operações das forças especiais do Exército. Como é muito ágil e rápido ele também pode realizar missões de reconhecimento armado.

O Fennec possui um motor Arriel de 625 Hp, que proporciona uma grande reserva de potência, mesmo operando com peso máximo. Sua autonomia é de três horas e sua velocidade pode atingir até 287 kM/H. Sua capacidade de carga externa é de 750 Kg por meio de seu gancho externo. O seu guincho, pode içar cargas de até 136 kg de locais em que não possam pousar. 


Eurocopter AS-532 EU Cougar - Aviação do Exército

 

 

Sem sobras de dúvidas é um dos mais robustos helicópteros a serviço da Aviação do Exército. Destina-se ao transporte pesado (4500 kg) tendo a capacidade de transporte de 25 soldados armados e dois tripulantes. Pode levar 4.500 kg em carga externa.

 

Este helicóptero pesa nove toneladas e pode ser armado com dois canhões externos de 20mm e lançadores de foguetes.  

O Cougar pode também ser adaptado para evacuação aeromédica, quando equipado com seu kit de missão standard e ainda participar de missões C-SAR (Combat, Search and Rescue) e Apoio Aéreo devido o seu grande alcance.
 

As configurações de transporte tático podem ser:

  • Além da tripulação, pode levar:

  • 1 comandante da missão + 24 soldados

  • 1 comandante da missão + 18 soldados (assentos anti-crash)

A configuração de transporte aeromédico é a seguinte: Além da tripulação, pode transportar,1 médico + 06 macas + 10 assentos


 

Bell UH-1H Huey "SAPÃO" - Força Aérea Brasileira - FAB

 

 

Na Força Aérea Brasileira o Bell UH-1H Iroquois é apelidado carinhosamente de "sapão" pela comunidade e "agázão" pelos seus tripulantes.  É uma aeronave confiável e robusta que a décadas servi a FAB, nas diversas regiões do país.

Esta aeronave pode ser armada com uma grande variedade de armamentos desde metralhadoras .03 e .50, que fica colocadas nas laterais em suportes, ou na cabine onde podem ser operadas pela tripulação. Este helicóptero também pode transportar nas laterais lançadores de foguetes não-guiados de diversos calibres.

Esta aeronave é dotada de uma turbina Lycoming T53-L13B, de 1.400 SHP, podendo atingir a velocidade de 209 km/h. O seu alcance é de 575 km. O Bell UH-1H Iroquois pode transportar até treze soldados plenamente armados, mais dois tripulantes. 


 

Lockheed C-130H Hercules - Força Aérea Brasileira - FAB

 

 

O Lockheed C-130 Hércules é um dos mais versáteis aviões de carga do mundo. É carinhosamente conhecido por "Gordo" na FAB. No Brasil ele desempenha as mais variadas missões como transporte aéreo, lançamento de cargas e pára-quedistas, transporte de pessoal, reabastecimento aérea e missões de busca e salvamento.

 

Como uma força estratégica a Bda Op Esp tem no C-130 uma aeronave ideal para os seus deslocamentos de longa distância, podendo, como já aconteceu antes, lança pára-quedistas diretamente no Teatro de Operações, depois de um longo vôo.

 

O C-130H leva uma tripulação de cinco homens mais 92 soldados ou 64 pára-quedistas ou ainda 74 macas e dois médicos, ou 30.400kg de carga. 

 

O C-130 possuir 4 motores: Allison T 56 A 15 turboélice de 4.090 HP, pode atingir a velocidade máxima de cruzeiro de 560 km/h e seu alcance é 3.792 km, e com tanques extras 7.876 km. Sua autonomia é de 8h. Tem de envergadura 40,41 m, 39m de comprimento, 11,66m de altura e área de asa de 162,1 m2

 

Os Lockheed C-130 Hércules durante toda a sua longa história já participaram de inúmeras operações especiais, nos mais variados lugares, a serviços de diversas forças armadas.

 

 


C-115 (Buffalo) - Força Aérea Brasileira - FAB

 

Este avião de origem canadense tem um excelente desempenho STOL ("Short Take Off and Landing" / decolagem e pouso curtos), e é  destinado a transporte de cargas e tropas. É uma aeronave ideal para operar em áreas como a Amazônia. É muito usado pela FAB para o transporte de cargas, tropas (41 soldados armados) e lançamento de pára-quedistas (34 plenamente armados). O Buffalo também pode transportar 24 marcas e 6 médicos, ou até 5.500 Kg.

 

Ele tem dois motores turboélices General Eletric CT64-820-1 de 3.055cv cada um. Sua velocidade máxima é de 435 km/h, tem alcance de 1.112 km (8.164kg). Sua dimensões são: Envergadura: 29,26 m; Comprimento: 24,08 m; 

Altura: 8,73 m e Área de asa: 87,8 m2.

 

 


C-95 Bandeirante

Produto da aviação civil e militar brasileiras, sucesso de vendas, "prata da casa". Fruto de projeto do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD) do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) na década de 60, tornando-se o ponto de partida para o incrível sucesso de nossa indústria aeronáutica, tanto no Brasil quanto no exterior. Entre suas funções: transporte de cargas leves e de passageiros; lançamento de pára-quedistas; operações de busca e salvamento; aferição de equipamentos dos aeroportos. Tem a velocidade máxima de 452 km/h, com alcance de 1.900 km. Suas dimensões são:  Envergadura -14,22m; Comprimento: 15,33 m; Altura: 4,73 m e Área de asa: 29 m2


Boeing KC-137 (707)

O Boeing KC-137 é uma versão militar do Boeing 707. Apesar de ser usado principalmente pela FAB na função de reabastecimento em vôo, também é usado para transporte aéreo logístico, transporte especial e o transporte da Presidência da República. Antigamente as missões de transporte de carga pesada e reabastecimento em vôo eram destinadas ao KC-130 Hércules. Eles podem ser usados pela Bda Op Esp para longos e rápidos deslocamentos, até mesmo para outros continentes. O KC-135 mede 46,6 metros de comprimento, tem 44,2 metros de envergadura e exige uma tripulação de cinco oficiais. O alcance de 11 mil quilômetros permite vôos intercontinentais sem escalas a 966 km/hora a 7.620 m.


MARINHA DO BRASIL

Levando em consideração algumas questões geopolíticas, pode-se fazer necessário o uso de meios navais e aeronavais da Marinha do Brasil para o desempenho de missões especiais por parte da Bda Op Esp, como por exemplo o apoio a tropas brasileiras em missões de paz na África ou Ásia ou ainda o resgate de cidadãos brasileiros ou recuperação de material sensível no estrangeiro.


O que você achou desta página? Dê a sua opinião, ela é importante para nós.

 

Assunto: Brasil - Brigada de Op. Esp.